Nextel 3G e a tecnologia PRIP

Nextel 3G e a tecnologia PRIP

prip
A Nextel passou a oferecer aos seus clientes no Brasil smartphones sem a tecnologia Push-to-Talk (PTT), utilizado para comunicação via rádio digital. Os primeiros aparelhos a serem vendidos pelos planos da Nextel sem o PTT são o Motorola Moto X e o Samsung Galaxy S4.
No início do ano que vem a empresa pretende lançar no País o PRIP, função em que se pode usar o PTT com um toque na tela do smartphone ou se dedicar um botão físico para uso da solução, como a tecla do volume do aparelho, por exemplo. A novidade já havia sido lançada pela empresa em outros países onde a operadora atua, como o México.
De acordo com a empresa, o PRIP é um serviço oferecido exclusivamente pela Nextel e ele se comunica com os aparelhos com ou sem botão de rádio. “A função da nova tecnologia, que ainda será lançada, é levar a opção de escolha ao usuário que procura aparelhos sem botão, mas ainda quer se comunicar via rádio. Não deixaremos de ofertar aparelhos com botão, como é o caso do Blackberry Curve 9620, desenvolvido especialmente para a Nextel e tem aderência forte no mercado corporativo.
A Nextel entrou no Brasil em 1997 no chamado Serviço Móvel Especializado (SME), destinado à pessoa jurídica ou grupo de pessoas, que se caracteriza pelo uso do recurso de comunicação via rádio digital, por meio da tecnologia IDEN (Integrated Dispatch Enhanced Network), desenvolvida pela Motorola, a diferença desta comunicação com as feitas convencionalmente pelos celulares é que se permite que somente um usuário fale de cada vez (e não dois ou mais ao mesmo tempo) pressionando um botão (a função PTT) para isso.
No segundo semestre do ano passado, a operadora passou atuar também no Serviço Móvel Pessoal (SMP) com a tecnologia 3G (após conquistar faixa de frequência em leilão da Anatel), permitindo maior velocidade de troca de dados entre os aparelhos de seus usuários. Além de smartphones das fabricantes Motorola, Samsung e da Blackberry, a Nextel lançou também um smartphone 3G da marca Huawei, modelo U8667.

Share this post

Comments (53)

  • Paulo Reply

    Boa tarde ! Quando esta previsto o lançamento desse aplicativo ? desde de já obrigado !

    21/12/2013 at 16:31
    • André Luis Reply

      Primeiro trimestre de 2014

      21/12/2013 at 17:06
      • valdemir custodio Reply

        BOM DIA!!!!!!!!!
        Sr. André Luis, observei a resposta que VSª enviou ao Leandro… Como vc orientou o mesmo; eu também efetuei todo esse processo desde o dia 17/03 quando foi liberado o prip…Ontem dia 01/04 comparecí a loja Nextel ,lá da Alameda Santos…já fui nas lojas de São Miguel ,Tatuapé e Vila Formosa e nada… Lá na Al. Santos o atendimento foi um pouco melhor…as jovens me pareciam profissionais de fato, pareciam até que receberam um treinamento diferenciado das demais atendentes…Me explicaram que deveria fazer a migração para a tecnologia PRIP…eu as informei que já havia feito a tal migração e só queria ATIVAR O MEU PRIP, elas me disseram que eu DEVERIA mudar o código de 55 para 45 ou 35, isso é somente termo técnico que talvez o cliente nem queira saber e que naquele exato momento não havia como fazê-lo pois não havia sinal e que eu retornasse no dia seguinte… Note, que eu estou tentando ativar o prip desde a aquisição do aparelho, em DEZEMBRO ou seja muito antes da data de 16/03. Esclareço que no meu aparelho não foi adquirido nas lojas nextel devido aos anúncios de lançamento…Fui avisado via SMS que meu boleto já está pronto para imprimir…mas o serviço que me foi “vendido” não está funcionando 100%. Amanhã vou comparecer novamente a loja da Nextel e se não houver um retorno satisfatório, aciono a policia ,farei um B.O. de preservação de direitos e a seguir moverei uma ação de Dânos Morais, constrangimento, etc…Hoje 02/04, acabo de ler uma matéria que diz que a Nextel perdeu mais de 88.000 clientes no Rio de Janeiro e esse número vem aumentando. A Nextel tb demonstra não saber mais o que responder nem pra mídia e nem para seus clientes … A VIVO também tem um sistema de rádio semelhante e cobra 29,90 por mês e já está implantando o 4G a Nextel ainda trabalha com o 2G e “vende” 3G lançou o MOTO X ( excelente aparelho)… Mas ainda não aprimorou a tecnologia pra usá-lo e vem deixando a desejar.Agora é a hora da VIVO acelerar a divulgação do serviço…Aí , não me leve a mal, mas se continuar como está…BYE,BYE NEXTEL… Desculpe-me o comentário, mas já não dá mais pra aceitar esse tipo de serviço.

        02/04/2014 at 11:19
        • André Luis Reply

          Quanto ao número do rádio (Urban*Fleet*ID), os dois primeiros dígitos, no Brasil, são 55 (na tecnologia iDEN) ou 45 (na tecnologia 3G). Esse número serve para identificar, “a principio”, o pais de origem do número do rádio.
          A Vivo e a Claro possui, a mais ou menos 4 anos, o serviço de conexão “via radio” semelhante ao oferecido pela Nextel, todavia, não existe uma divulgação maior, por ser um serviço voltado ao seguimento empresarial, mas pode ser habilitado em qualquer linha, sendo o titular pessoa física ou jurídica.
          Na Vivo o nome do serviço é Vivo Direto. Cabe ressaltar que embora o uso dos serviços sejam bem parecidos, não são compatíveis entre eles. Sendo assim, usuários que possuem o Vivo Direto ou Claro Direto, não conseguem falar com Nextel pelo “rádio” e vice versa.
          Concordo contigo, na pratica, o serviço Prip da Nextel, tem se tornado um “1 de abril” para os clientes. Na teoria, a solução foi maravilhosa, mas na pratica, a grande maioria dos usuários não conseguem utilizar o serviço Prip.

          05/04/2014 at 12:00
  • valdemir custodio Reply

    Hoje 02/JAN/2014 , adquiri o moto x e efetuei a migração na Nextel. Comprei o aparelho em outra loja, pq durante o mês de lançamento do novo aparelho, fui em varias lojas da Nextel e não encontrei o produto oferecido, por vários dias procurei o aparelho com as promoções anunciadas nos meios de comunicação e nada. Por fim decidí comprar o aparelho em outra loja, efetuei a migração . o celular começou a funcionar 4 horas depois, mas o unico problema é que a maioria dos clientes Nextel faz uso do radio para contatos rápidos, fechar grandes negócios ,etc. Se a Nextel não puder suprir a demanda agilizando o tal aplicativo (PRIP)… com certeza perderá espaço no mercado brasileiro! Como uma empresa desse porte, lança um produto faltando peça??? ainda bem que a Nextel está no ramo de telefonia…imaginem se construísse automóveis, aeronaves…

    03/01/2014 at 02:06
    • André Luis Reply

      Devido a grande procura por modelos como Motorola Moto X, Moto G e o Samsung Galaxy S4, a Nextel está tendo dificuldade em repor o estoque das lojas. A Nextel repõe primeiro o estoque do televendas, depois o estoque das lojas, sendo assim, se tiver dificuldade em encontrar algum modelo de smartphone, pode verificar a disponibilidade no televendas pelo telefone 1050.
      Quanto ao problema do rádio, na verdade, alguns funcionários da Nextel, de forma errônea e por conta própria, divulgaram datas referente ao lançamento do aplicativo PRIP para o Brasil. Quando o Plano 3G começou a ser comercializado, pela Nextel, em São Paulo e posteriormente no Rio de Janeiro, foram disponibilizados, no portfólio de aparelhos, os smartphones Huawei u8667, Motorola Master e BlackBerry 9620, ambos os modelos, possui o botão PTT, possibilitando o uso do rádio, da mesma forma, como era utilizado na tecnologia iDEN.
      Para incentivar a portabilidade, a Nextel anunciou o lançamento do aplicativo PRIP para o primeiro trimestre de 2014. O aplicativo, propiciaria a utilização do rádio em qualquer smartphone com sistema operacional android (versão 2.3.6 em diante) e o IOS da Apple, permitindo o uso do PRIP também no iPhone. Assim sendo, os usuários de outras operadoras, proprietários de smartphones com essas especificações, não precisariam adquirir um novo aparelho para fazer uso da comunicação via rádio.
      Quando a Nextel disponibilizou, em seu portfólio de aparelho, os modelos Motorola Moto X, Samsung Galaxy S4 e por ultimo, o Motorola Moto G, muitos usuários reclamaram que ao realizar a aquisição destes aparelhos, foram informados, pelos próprios funcionários da Nextel, que o aplicativo já estava disponível.
      Desta forma, gerou um enorme descontentamento entre um grupo de usuários dos planos 3G da Nextel, que tem direito ao rádio ilimitado e não estão podendo utilizar.
      Tudo isso, gerado pelo despreparo e pela falta de informação de certos atendentes da própria Nextel.

      06/01/2014 at 20:47
      • Rafael Reply

        O Prip já funciona e muito bem, mas eles não querem passar tais informações, pararam até mesmo de comercializar o Radio Wifi, pq as configurações do PRIP são as mesmas no Radio Wifi da Nextel, e eu to puto pq eles não querem informar tais dados…

        17/01/2014 at 05:46
      • Daiana Reply

        Poderia me ajudar com o volume do alto falante do ptt, do aparelho galaxi s4?
        e muito baixo e nao consigo escutar.

        Obrigada

        03/04/2014 at 16:24
        • André Luis Reply

          Várias pessoas estão tendo problema com o volume de voz no Prip, no aparelho da Samsung, modelo Galaxy S4. Entre em contato com o telefone 1050, existe um setor especifico para tratar de configurações no smartphone e vai lhe auxiliar na solução desse problema.

          05/04/2014 at 11:08
  • anderso da silva de almeida Reply

    ola amigos estou aqui para deixar minha indignação sobre a NEXTEL muito insatisfeito com o tipo de oferta dada pela empresa NEXTEL fui nas lojas da NEXTEL hoje e não encontrei nenhum aparelho disponível NO MOMENTO E O CHIP TAMBÉM NÃO ESTA disponível no momento só para comprar e espera chegar em casa uns 7 dias serra verdade sete dias ou mais mais o aplicativo ptt só funcionara a parti de fevereiro desse ano

    16/01/2014 at 17:28
  • fabio cezar Reply

    O Brasil consegue ser pior que o mexico la o prip ja funciona so no nosso pais que temos que esperar com essas burocracia consegui baixar o app pela google play de la mais nao cosegui po pra funcionar………

    17/01/2014 at 14:49
    • Lázaro Reply

      Eu até já estou com o serviço ativo no iPhone, porém não consigo utilizá-lo na rede 3G da Nextel, por enquanto só por wifi. Assinei o plano prip.me $1,99/ mês, consigo passar rádio pra qualquer ID do Brasil e dos países em que tem sinal da Nextel, mas por exemplo, se aluem quiser me passar um rádio, não consegue pq meu ID começa com 33* que é do EUA, mas se eu passar o rádio, a pessoa consegue responder numa boa. Aguardando uma solução pra conseguir usar com o chip da Nextel.

      21/01/2014 at 18:46
  • Jackson Reply

    Sou operadora vivo… Prip instalado no meu s3 e rodando perfeitamente. Só baixar o app e ativar.

    22/01/2014 at 07:07
    • Lázaro Monteiro Reply

      Opa amigo. Como você fez? Se bem que no Android deve ser mais fácil, e deve tá liberado pro Brasil. Mas de qualquer forma posta aí as instruções que você fez pra ativar.
      Tá usando também com o 3G da Vivo ou só no Wifi?

      Aguardo seu contato.

      23/01/2014 at 19:56
  • rogerio Reply

    Ei alguem pode me informa onde eu posso abaixa o aplicativo prip nao consigo abaixa

    26/01/2014 at 23:50
  • valdemir custodio Reply

    Bom Dia!!!
    Hoje,25 de março de 2014 estou tendo problemas desde a aquisição do moto x e a Nextel. Tudo começou na data de 03 de janeiro! A Nextel anunciou novos aparelhos, “melhorias” no serviço prestado… Só que ainda não pude usufruir dessas maravilhas que estão sendo pagas desde janeiro. Quanto ao aplicativo PRIP!?… No momento da migração, fui informado que deveria adquirir novo chip, que teria o número do telefone modificado mas poderia permanecer com o mesmo ID… Fui informado …como todos os clientes que o tal prip já estaria ativo… fato que somente veio a ocorrer em 17/03/2014. o resto da estória todos já conhecem. Ligar no 1050??? …é mais fácil acertar os números da mega sena !!! Por fim, algum “BOM PROFISSIONAL” da NEXTEL me atendeu depois de UMA HORA na linha ouvindo musiquinha ou anúncios, o mesmo me informou que estava tudo certo, meus dados ,o serviço … e inclusive o PRIP. Orientado a baixar o aplicativo e ativar (via WI-FI ou 3G)… SRs. Tudo isso aconteceu na data de 18/mar/2014,por várias vezes instalei e desinstalei o app e até a data de hoje se passaram sete dias SEM SUCESSO. Hoje tentei novamente e verifiquei que a cada tentativa, o sinal desaparece, momento em que aparece na tela ” TEMPO DE LOGIN EXCEDIDO TENTE NOVAMENTE”. Acredito que a Nextel esteja se aprimorando com vistas á COPA e deixando a qualidade de lado…se continuar dessa forma, vai perder espaço no Brasil ,rapidamente perder seu espaço entre as melhores, a taxa de desemprego vai aumentar e assim por diante! Sem falar nas supostas ações judiciais que com certeza virão.

    25/03/2014 at 10:20
    • André Luis Reply

      Tenho lido várias reclamações de usuários com dificuldade em ativar e utilizar o Prip. Os atendentes do 1050 estão tendo dificuldade em ajudar, por falta de conhecimento do aplicativo em virtude de um treinamento insuficiente. Ocorre que os clientes que adquiriram um plano 3G até o dia 16/03/14, é necessário ter o Prip ativo em seu contrato para utilizá-lo, procedimento que você informa já ter realizado pelo 1050. Sendo assim,
      aconselho ir até a loja da Nextel mais próxima, que eles vão solucionar o seu problema.

      27/03/2014 at 11:52
  • Paula Reply

    Tenho o moto g e no meu não tem a opção de chamar a pessoa no radio pelo volume
    Não existe essa opção na configuração e entrei em contato com a nextel e ninguem sabe ajudar

    Acho interessante isso

    27/03/2014 at 08:49
    • André Luis Reply

      Acesse o menu Configurações do aplicativo. Na opção botão Push to Talk, você pode escolher usar o botão de volume ou a tela touch.

      27/03/2014 at 11:26
      • Paula Reply

        Andre Luis

        Nas minha configurações do aplicativo.
        Não tem essa opção do botão Push to Talk, pra escolher usar o botão de volume ou a tela touch.

        O que faço??????

        27/03/2014 at 13:06
        • André Luis Reply

          Certifique-se de que instalou a versão correta do Prip.
          O link é https://play.google.com/store/apps/details?id=com.motorola.ptt.prip.br
          O nome do aplicativo é PRIP – RÁDIO NEXTEL de 20 de março de 2014.

          27/03/2014 at 13:15
          • Paula

            Andre

            Instalei essa versão sim esta tudo correto

            Entrei em contato com a Motorola e fui informada de ir na Loja da Nextel junto com a Nota Fiscal pq o meu aparelho não veio com essa opção sendo assim a Nextel tem que fazer a troca do aparelho…

            27/03/2014 at 14:05
  • Leandro Reply

    Andre, ao configurar o prip logo no inicio coloco meu numero para receber uma senha, porem vem uma resposta de que meu numero não foi reconhecido. Já liguei no 1050, ficaram de atualizar no sistem e receberia por SMS uma senha, fui ate uma loja e o atendente pediu para fazer os procedimentos via WiFi, porém o problema continua..pode ajudar?

    28/03/2014 at 12:59
    • André Luis Reply

      Leandro, vou tentar ajudar. Vou ensinar passo a passo, como instalar e ativar o Prip. Verifique se está fazendo tudo correto.
      – Primeiro você deve baixar o aplicativo, na Play Store. A versão mais atual é PRIP – RÁDIO NEXTEL de 20 de março de 2014.
      Segue, o link da Play Store, para download do Prip. https://play.google.com/store/apps/details?id=com.motorola.ptt.prip.br&hl=pt-BR
      – Após baixar, execute o aplicativo para iniciar o procedimento para criar o login.
      1- Clique em “INTRODUÇÃO”;
      2- Aceite os termos e clique em “CONTINUAR”;
      3- Clique em “CRIAR LOGIN”;
      4- O número do seu Nextel para envio de um sms. Clique em “VAMOS LÁ!”;
      ATENÇÃO: CERTIFIQUE-SE DE QUE SEU NÚMERO ESTÁ CORRETO (CÓDIGO DO PAIS + DDD + NÚMERO DO TELEFONE)
      5- Você receberá o código de segurança, através de um sms. Insira esse código e clique em “PRÓXIMO”;
      ATENÇÃO: CASO NÃO RECEBA O CÓDIGO POR SMS, LIGUE PARA 1050, PARA SOLICITAR O REENVIO DO CÓDIGO POR SMS OU E-MAIL.
      6- Para finalizar, crie sua nova senha e clique em “COMPLETO”.

      O procedimento acima, poderá ser feito utilizando a rede 3G ou Wi-Fi, todavia, se o sinal de 3G estiver oscilando muito, é recomendado utilizar a rede wi-fi. ATENÇÃO: Os usuários que adquiriram o 3G até o dia 16 de março de 2014, precisam ativar o serviço em seu contrato. É necessário ligar para 1050 ou ir a loja da Nextel mais próxima.

      28/03/2014 at 13:55
  • Gabriel alves Reply

    Eu acho que é uma bota

    11/04/2014 at 18:28
  • Rodrigo Reply

    Como instalar o prip no blackberry 3G ,por favor ,me ajudem !!!!
    BlackBerry 8520

    11/04/2014 at 23:45
  • Alexandre Matos Reply

    Habilitei meu prip mas quando vou realizar uma chamada aparece “usuário não disponível”, peço para me mandarem um alerta aparece para eles não disponível, o que fazer.

    12/04/2014 at 09:11
    • alan Reply

      e so vc colocar 55*99*9999 que vc conseque

      29/04/2014 at 00:51
  • luana Reply

    Ola, meu problema e outro, eu tava usando o chip da nextel no iphone, pelo aplicativo, so que comprei um aparelho 3g com o botao ptt, so que nao funciona na opçao radio, ja ligamos pra nextel duas veses, falaram que em ate duas horas isso iria se normalizar, porem nao aconteceu.. Que
    ria perguntar se vc sabe de uma maneira de fazer essa configuração, nao sei, mais ta ficando chato isso. Obrigada,

    Att, Luana.

    24/04/2014 at 19:16
  • chacau Reply

    O volume do prip e muito baixo oque a Nextel esta fazendo para melhorar este problema????

    05/05/2014 at 16:38
  • katia Reply

    Na verdade Chacau é que a Nextel esta realmente tendo problema em alguns aparelhos que utilizam o prip o meu por exemplo é um galaxy S4 e o volume é baixo na hora de usar via radio.Fiz uma reclamação no 1050 estou aguardando uma resposta.Att

    12/05/2014 at 18:59
  • Marcelo Reply

    Eu comprei 2 blackberry 9620 na nextel já tem uns 5 meses e o aparelho tem a função de rotear para vc acessar a internet da nextel para outro aparelho, porém desde quando eu comprei nunca funcionou o mobile hotspop … e já fiz todos tipos de configuração para acessar… Alguém pode me dar uma ajudar, pois se vc depender da 1050 da nextel está ….

    24/05/2014 at 13:29
  • gilmar Reply

    Nao comsigo usa o Prip me ajuda ser eu compra um aparelho com ptt fuciona sim o nao obrigado

    25/05/2014 at 14:11
  • catarina Reply

    Tenho um aparelho Windows fone lumina 520, fiz a portabilidade para o 3G ,ja mudei o plano e ate agora não consigo baixar o prip nele. Ninguém consegue me auxiliar, tda vez q tento a mensagem q aparece é q meu aparelho não é compatível. Como vendem um plano se ele não funciona? Quem pode me auxiliar.

    26/05/2014 at 14:44
  • Paulo Reply

    Para que está com o prip da nextel no samsung galaxy s4 com o som muito baixo segue um tutorial que fiz para resolver esse problema e o som ficar alto que nem nos rádios idem..

    Olhe meu tutorial no youtube. https://www.youtube.com/watch?v=-cFLgwui9Gc&feature=youtu.be

    01/06/2014 at 18:34
  • glauciane Reply

    Bom dia eu instalei o prip nextel nox meus dois sansung galaxy win um funciona corretamente o prip ja o outro ta dando que o numero nao existe ja liguei pro 1050 e nada ainda ja desinstalei e fiz td de novo o que faço e o numero esta correto

    16/07/2014 at 09:46
  • Danilo Reply

    Comprei a pouco essa semana o motorola moto E
    E botei o APP prip só que o alerta e muito baixo não da pra ouvir nada oque eu faço..
    Já fiz de tudo e não pegou..

    15/09/2014 at 11:49
  • clayton araujo dos santos Reply

    nextel nota 10

    22/09/2014 at 20:54
  • cleyton Reply

    boa tarde…comprei um Moto G num stand da nextel e ja veio com o apicativo Prip instalado, porem não consegui iniciar o aplicativo…ligue para o suporte da Nextel e me informaram que eu deveria Desinstalar o aplicativo e instala-lo novamente…ok…COMO EU DESINSTALO ISSO DO MOTO G??? (quando entro em Configurações, Aplicativos, entro no Prip, tenho somente a alternativa de Forçar a Parada ou Desativar, não Desinstalar…o que faço???
    obrigado desde já…

    25/09/2014 at 13:39
    • Rosi Reply

      Boa tarde comprei um sansung gran prime e coloquei no sim 1 o meu chip 3g da nextel e bo sim 2 o da tim no início o rádio funcionou normalmente, só que agora o prip só funciona se eu tira o chip do sim 2.Preciso usar os dois chips e o ppt.Alguém pode né ajudar por favor? Obrigada

      06/12/2015 at 18:07
  • Lena Reply

    o alerta e muito baixo não da pra ouvir nada oque eu faço ?? não estou escutamdo quem manda alerta som muitíssimo baixo

    08/12/2014 at 00:23
  • marcos robson gonçalves Reply

    gostaria de saber se o aparelho galaxy / y duos yong da samsung funciona com o sistema prip. agradeço desde já.

    02/01/2015 at 12:19
  • sergio silva Reply

    Ola.mudei a tecnologia do meu chip NEXTEL para usar prip mas não ficou bom.posso reverter o processo?

    02/03/2015 at 09:18
  • bruno Reply

    Ola! Alguem pode me dar uma ajuda?! Tenho o Blackberry 9300 e estou tentando achar o PRIP da NEXTEL e Baixar, mais nao consigo. Alguem sabe se eh compativel? Aguardo contato pelo email. Obrigado

    09/03/2015 at 12:44
  • Márcio Luiz do Nascimento Reply

    Pq o prip ñ quer compartilhar no smartphone Sony Xperia U para abaixar o aplicativo de prip 3G.

    24/03/2015 at 00:57
  • moto taxi italia Reply

    oi tentei tentie e consegui tem que ver o prefixo na frente do id o prip salva automático o 35*
    mais tem 45*
    eo 55 tente o mewu deu serto

    26/05/2015 at 18:21
  • natalício dos santos primo Reply

    Não consigo abrir o meu radio preciso do código

    02/06/2015 at 12:05
  • Diego Reply

    Os aparelhos android, também deveriam suportar a tecnologia “iden”,e o prip, ou PTT deveria ser uma opção caso o 3g estivesse fora de área. Agora quando estou em certos lugares não funciona nada.Além do volume ser baixo. Está um orrivel. Um lixo.Só o que vale é o plano de dados.

    18/06/2015 at 23:09
  • Keilla Reply

    olá, bom diia.
    sou cliente da nextel à um pouco mais de 2 anos, ja possuo a tecnologia 3 g porém eu quero trocar meu aparelho celular por que quero tem as duas operadoras em que eu uso em um único aparelho !
    mas ai ai mina duvida, pra eu aderir o app PRIP eu tenho que trocar o número atual ?

    aguardo resposta 😉
    desde ja obrigado.

    30/06/2015 at 09:30
  • grace kelly Reply

    Meu radio é o novo modelo huawei u8667 da nextel. Meu chip é 3g . Porem n consigo usar a função ptt pra me comunicar de rádio pra rádio. Da o erro 062. Gostaria de ativar o servico. O q faço?

    09/07/2015 at 15:27
  • Alexandre Reply

    Tenho um Sony E4 e instalei o prip mas o volume ficou baixo.tem alguma solução pra esse problema?

    21/10/2015 at 08:49
  • Michely Reply

    O volume do prip e mto baixo no j5

    24/01/2017 at 13:55

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *