Pra que usar PHP?

Pra que usar PHP?

Alguns alunos me perguntam “pra que usar PHP?” ou “quando usamos PHP?” … vamos as respostas?!

  1. Usamos o PHP sempre que precisamos armazenar dados na Web, tais como informações do cliente, informações do produto, informações de noticias, etc.
  2. Usamos PHP quando precisamos efetuar calculos complexos ou enviar os dados do formulário diretamente para nosso e-mail, sem a necessidade de passar primeiro por um webmail para enviar os dados.

Existem mais meio milhão de razões pra usar PHP, mas essas são, sem dúvida, as principais.

Tomando por base isso, que tal aprendermos um pouco de PHP?

E o que precisamos para estudar PHP?

R: Simples, precisamos de um programa pra escrever textos (pode ser desde o Bloco de Notas, até um DreamWeaver), e precisamos de um servidor para rodar nossos testes.

Tá, mas onde arrumo esse servidor?

R: Ehr, Uhm, que tal irmos ao baixaki?! Basta baixar um servidor apache, eu recomendo o WAMP ou o XAMPP.

Qual a diferença entre o WAMP e o XAMPP?

R: O WAMP instala automaticamente o PHP, um servidor MySQL par ao banco de dados, o PHPMyAdmin para administrar esse banco de dados e o servidor Apache. O XAMPP além disso instala uma versão do FileZilla para transferir os dados para o servidor de testes, além de um módulo para emular um servidor SMTP para os testes com mensagem. Ocorre que no XAMPP vc ativa apenas o que vai usar, deixando a memória mais leve no pc. O WAMP já ativa tudo que pode ativar por padrão. Enfim, eu uso o XAMPP, mas o WAMP também é bom.

O WAMP não tem servidor SMTP?

R: Ter, tem! Mas você precisa ativar ele. Basta clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone W em verde do WAMP e acessar as configurações, lá você ativa o servidor SMTP e reinicia o serviço do servidor WAMP, daí, você poderá usar o servidor de SMTP para testar o envio de e-mails.

Por hoje é só. No próximo post vamos começar a falar do código PHP em si.

Até o próximo post.