Nextel 3G e a tecnologia PRIP

Nextel 3G e a tecnologia PRIP

prip
A Nextel passou a oferecer aos seus clientes no Brasil smartphones sem a tecnologia Push-to-Talk (PTT), utilizado para comunicação via rádio digital. Os primeiros aparelhos a serem vendidos pelos planos da Nextel sem o PTT são o Motorola Moto X e o Samsung Galaxy S4.
No início do ano que vem a empresa pretende lançar no País o PRIP, função em que se pode usar o PTT com um toque na tela do smartphone ou se dedicar um botão físico para uso da solução, como a tecla do volume do aparelho, por exemplo. A novidade já havia sido lançada pela empresa em outros países onde a operadora atua, como o México.
De acordo com a empresa, o PRIP é um serviço oferecido exclusivamente pela Nextel e ele se comunica com os aparelhos com ou sem botão de rádio. “A função da nova tecnologia, que ainda será lançada, é levar a opção de escolha ao usuário que procura aparelhos sem botão, mas ainda quer se comunicar via rádio. Não deixaremos de ofertar aparelhos com botão, como é o caso do Blackberry Curve 9620, desenvolvido especialmente para a Nextel e tem aderência forte no mercado corporativo.
A Nextel entrou no Brasil em 1997 no chamado Serviço Móvel Especializado (SME), destinado à pessoa jurídica ou grupo de pessoas, que se caracteriza pelo uso do recurso de comunicação via rádio digital, por meio da tecnologia IDEN (Integrated Dispatch Enhanced Network), desenvolvida pela Motorola, a diferença desta comunicação com as feitas convencionalmente pelos celulares é que se permite que somente um usuário fale de cada vez (e não dois ou mais ao mesmo tempo) pressionando um botão (a função PTT) para isso.
No segundo semestre do ano passado, a operadora passou atuar também no Serviço Móvel Pessoal (SMP) com a tecnologia 3G (após conquistar faixa de frequência em leilão da Anatel), permitindo maior velocidade de troca de dados entre os aparelhos de seus usuários. Além de smartphones das fabricantes Motorola, Samsung e da Blackberry, a Nextel lançou também um smartphone 3G da marca Huawei, modelo U8667.

Tags:
, ,