Hora de aprender PHP

Hora de aprender PHP

PHP

Olá amigos, muitos de vocês são Web Designers ou apenas curioso da Internet e algumas vezes você quer fazer seu Site pessoal, ou quer trabalhar no mercado criando sites para Clientes. Daí você começa toda a curva de aprendizado, aprendendo Photoshop (ou Illustrator), HTML, aprende a usar uma ferramenta de Design de Sites (como DreamWeaver ou outra do gênero) e daí você começa a ler diversos Sites, Blogs, ver vídeos do Youtube e então começa a fazer ótimos layouts (ou pelo menos aceitáveis). Você faz uma propaganda no Word, distribui pra seus vizinhos e anuncia no Face que agora você faz Sites … bom, ao menos você teve coragem pra isso, muitos não tem.

No entanto chega um Cliente e pede um site que armazene os dados do Cliente dele na Internet. Você pensa “Opa! Ferrou“. O mesmo Cliente ainda pede que você coloque os produtos da lojinha dele com os preços e fotos (até aí tudo bem) mas ele mesmo quer mudar os preços a hora que quiser. E você pensa “Agora ferrou pra valer!“. E se isso não fosse suficiente, o Cliente pede que ao ser enviada uma mensagem de e-mail para ele através do Contato do site, o cliente dele receba uma mensagem de e-mail de resposta (você pensando “tá piorando“) e quer que a mensagem vá com o logo da empresa dele (e você pensa: “agora ferrou, perdi o Cliente“).

Você não sabe como fazer isso tudo, vai caçar na Internet e descobre que tem um tal de PHP que faz isso (pense bem, podia ser ASP, ia ser ainda pior a situação). Daí você começa sua curva de aprendizado, assiste uns vídeos no Youtube, caça uns scripts pela Internet e até consegue fazer algo, mas quando ocorre erros você não faz idéia como resolver.

Bem, pensando em você (e em todos meus alunos que já passaram por essa situação) eu resolvi criar (finalmente) essa área do site que já estava planejada desde 1900 e lá vai bolinha. A partir de agora serão posts semanais ensinando um pouco do PHP. Esse script de servidor muito robusto (daí o logo ser um elefante) vai permitir a você resolver os problemas dos seus Clientes e muito mais.

A primeira coisa que você precisa saber sobre PHP é que é uma sigla, que vem de HiperText Pre Processor … (e what merda is that?!), isso significa que é uma linguagem (script) de pré processamento de dados da Internet, e isso também quer dizer que ele não roda na máquina do Cliente, mas no servidor.

Por máquina Cliente temos você, usuário, que acessa um site da Internet. Por máquina Servidor temos o local onde o site realmente está hospedado. Assim, o PHP não roda no seu computador, mas no computador do servidor, dessa forma ele processa préviamente os dados e o resultado que ele trás pra você é o código HTML resultado desse processamento, tornando, dessa forma, a visualização dos dados do site muito mais rápida e tranquila. (Diferente do JavaScript que é processado na máquina Cliente tornando o processamento e visualização da página mais lento de acordo a complexidade do script JS).

apache_imagemmysql_logo

Agora que já sabemos um pouco o que o PHP faz, passaremos a instalação do PHP pra que possamos rodar ele localmente. Isso mesmo, vamos tornar seu computador em um servidor offline capaz de rodar PHP. Óbvio que o que estiver fazendo não estará online, mas funcionará como se estivesse. O método de instalar manual o PHP é complicado, bem, nem tanto, mas não vou entrar em detalhes para você usuário iniciante no PHP.

Para rodar o PHP precisamos do PHP (de preferência, última versão), do servidor Apache e de um servidor de banco de dados MySQL (também na última versão). E vem um lado bom no PHP, todas essas ferramentas são gratuitas, você não precisa pagar pra usá-las. Bom, como eu disse, não pretendo ensinar você a instalar cada um deles individualmente, o bom é que existe uma forma fácil de instalar todos de uma vez, e essa forma é usando o Wamp Server. Existem outros programas de servidor (EasyPHP, XAMPP, entre outros), contudo eu prefiro o WAMP por ser fácil de usar e simples de instalar. Além disso, se alguém vier alegar que o WAMP não tem suporte a servidor STMP pra enviar mensagens, eu vou dizer que essa pessoa não sabe habilitar tal recurso, porque ele é nativo do WAMP, só que não é ativo. Afinal, pra que user servidor STMP se você não for trabalhar com mensagens de e-mail?! Enfim.

WampServer-logo

Bom, você acha o WAMP no baixaki.com.br, ele é gratuito então, sem problemas. Baixou, instalou, ligou. Ao iniciar o WAMP ele vai “Startar” e um ícone rosa irá aparecer ao lado do seu relóginho do computador. Quando ele estiver rosa como na figura acima, é porque o servidor foi executado corretamente. Se ele estiver vermelho, é porque algum erro não permitiu o servidor inicializar.

Depois disso, basta abrir uma nova janela no seu navegador favorito e digitar: localhost na barra de endereços. (Ah sim, alguns dizer pra usar localhost:8080 ou só localhost:80 na barra de endereços, mas não precisamos indicar a porta que vamos usar, o WAMP já usa a porta 80).

Uma imagem como a de baixo irá aparecer. Pronto, o seu servidor privado já está rodando.

WAMP-local-host-6-e1315353010953

 

Ali poderemos ver informações sobre a versão do servidor Apache, em Tools podemos ver phpInfo() que trás as informações sobre o PHP e o phpMyAdmin que é um programa criado em PHP para você poder acessar o banco de dados MySQL e manipular seu banco de dados.

No próximo Post vamos falar sobre o phpMyAdmin e bancos de dados MySQL. Começaremos diferente dos outros, ao invés de introduzir o PHP e só depois falar do banco de dados, vamos começar criando nosso banco de dados logo de cara.

Até o próximo Post.

Um abraço de Panda à todos!